1 de março de 2015

ARGILA - PARTE I

Extraindo argila do solo
O quê é argila?
A argila é um produto extraído da natureza, porém de origem mineral, não vegetal. Ou seja, tem origem nas rochas e minerais, não nas plantas e vegetação. A argila é obtida diretamente do solo, a vários metros de profundidade, e é o resultado da degeneração natural das rochas sedimentares. É composta de grãos finíssimos de várias substâncias e minerais e possui propriedades terapêuticas, sendo há milênios muito utilizada para tratamentos de saúde e cuidados estéticos. Também é popularmente conhecida como lama ou barro, embora este último termo seja mais empregado ao se falar de olaria/cerâmica - técnica de fabricar utensílios como vasos e telhas utilizando o barro como matéria-prima. Em se tratando de tratamentos médicos e embelezadores, ou em se tratando da arte de esculpir, costuma-se empregar o termo argila, embora não exclusivamente nesses casos. 

Olaria: fabricando vasos de argila/barro
Posso utilizar qualquer barro ou lama em tratamentos no meu corpo, inclusive aquele que se forma no quintal de minha casa quando chove?
Não. Não é qualquer barro ou lama que pode ser usado. Há uma série de requisitos que têm que ser preenchidos para um material ser considerado argila própria para uso terapêutico. Para citar alguns: o tamanho dos grãos, a profundidade da qual foi extraída, o local do qual foi extraída, a inexistência de agentes contaminantes/poluentes, a inexistência de outros materiais (areia, esterco, húmus, minhocas, adubo, cascalho, silte), a infertilidade do material (argila não é fértil, é imprópria para o cultivo agrícola) entre outros.

É verdade que existem vários tipos de argila? Como eu escolho qual é o melhor tipo para mim?
Sim, existem vários tipos de argila, cada uma com sua constituição, suas propriedades, finalidades e até mesmo cor. A argila caulim (ou argila-da-China), de coloração branca, por exemplo, é a que é usada na fabricação de itens de porcelana. Já a argila verde é a mais utilizada para tratamentos estéticos e médicos, e assim por diante. 

As diferenças em coloração das argilas são oriundas das diferenças de constituição das mesmas. A argila vermelha, por exemplo, é rica em hematita, óxido de ferro e cobre, o que lhe confere sua coloração vermelho intensa. Algumas argilas, usadas para fazer esculturas, são coloridas artificialmente por meio da adição de óxidos ou corantes. Tais argilas não devem ser usadas para fins terapêuticos e/ou estéticos. 
Argilas de diferentes cores: constituição e propriedades distintas
O fato de terem composições ligeiramente distintas, também implica que os diferentes tipos de argila possuem propriedades e, portanto, finalidades, distintas. É sabido que todas as argilas possuem em comum a capacidade de esfoliar, desintoxicar e nutrir a pele, além de estimular a micro-circulação. No entanto, a argila preta (lama vulcânica), por exemplo, é uma das mais indicadas para o rejuvenescimento da pele, devido ao seu alto teor de silício. Já a argila verde, é muito usada em peles oleosas e com acne por absorver a oleosidade, regularizar a produção sebácea e ajudar a remover manchas superficiais. Assim sendo, ela não é muito indicada para máscaras faciais para pessoas que têm a pele seca. No entanto, por ser a argila que tem maior diversidade de componentes, ela é a mais empregada em tratamentos médicos para baixar febres, tratar inchaços, contusões, entre outros.

Antes de utilizar a argila, é necessário levar em consideração em qual parte do corpo ela será usada (rosto, pescoço, barriga, coxas, nádegas, etc), e quais as propriedades e indicações de cada uma.
Como é chamada a técnica que utiliza argila para tratamentos médicos e estéticos?
Ela é chamada de geoterapia - técnica que utiliza argila, pedras e cristais para reequilibrar nosso corpo e promover saúde e beleza.

Como foi inventada a geoterapia?
O homem descobriu o poder da argila ao observar os animais
Na verdade pode-se dizer que ela não foi inventada, mas descoberta. Ela é empregada há milênios. Os egípcios, por exemplo, faziam uso da geoterapia e usavam argila para tratar problemas de saúde, para cuidar de sua beleza e até nos rituais de mumificação. Acredita-se que os povos antigos tenham descoberto os poderes da geoterapia ao observar a conduta dos animais. Até hoje pode-se constatar que animais como elefantes e rinocerontes, quando feridos, recorrem frequentemente aos banhos de lama como maneira de agilizar a cicatrização de suas feridas.
Em lugares como o Mar Morto, no Oriente Médio, é comum turistas se esbaldarem nos tradicionais banhos de lama, e relatarem como suas peles ficaram lisinhas e macias após a experiência. Inclusive, inúmeros cosméticos são desenvolvidos a partir da argila do Mar Morto. 

A argila é utilizada em SPAs e centros estéticos do mundo todo nos cuidados com a beleza mas infelizmente, no entanto, suas inúmeras aplicações médicas têm ficado um pouco de lado e sido um pouco esquecidas.

Por quê é que a argila tem tantos poderes?
O poder da argila deriva principalmente de dois fatores:

(1) sua composição rica em minerais, e
(2) sua capacidade de reter energia 

Por ser rica em minerais que também estão presentes no nosso organismo, ela nos nutre quando algum deles está em falta no nosso corpo, ajuda a desintoxicar o corpo, melhora a circulação, a drenagem linfática e ajuda a restabelecer o equilíbrio do corpo. Isso faz com que seja eficaz para tratar problemas como inchaço, edema, infecções, dor, febre, celulite, gordura localizada, acne, flacidez, etc. 

Já o fato de ela reter energia, na forma de radiação, é explicado pelo fato de ela absorver a luz do sol e guardar em si energia da natureza. Esse energia flui para nosso corpo promovendo harmonia, equilíbrio, saúde e por consequência, beleza. 

No próximo post abordaremos em mais detalhes o uso da argila para tratamentos médicos e de beleza.

Ficou interessado/a em conhecer de perto os benefícios da argila? Acesse nossa loja SERENO, clicando aqui! Entregamos em todo o Brasil, e, mediante contato por e-mail, no exterior também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário